Conselhos claros e úteis para seguir evoluindo, extraídos de uma das apresentações dadas por Tom – de uma seção de perguntas e repostas.
Curto no tamanho do texto mas não necessariamente fácil na execução que demanda atenção e análise contínua da parte de cada um. .
Atenção especial a necessidade do “desejo de melhorar você mesmo mais que a sua situação”. Não é normalmente o enfoque que se busca….
Mario Jorge
___________________________________________________________________________
O que eu deveria fazer para acelerar meu desenvolvimento ?
Maximizar sua taxa de crescimento – a evolução da sua consciência – requer que três coisas mutuamente interdependentes trabalhem em conjunto – muito como na interdependência da sabedoria, experiência e conhecimento, como já discutido em tópicos anteriores.
A primeira coisa é a percepção (estar atento). Atenção quanto a você mesmo, quanto a sua intenção, quanto a sua consciência, seus medos, ego e crenças, sobre suas possíveis escolhas, daquilo que é ou não é importante, de como você interage com seu ambiente. Percepção de seu ambiente incluindo as outras pessoas, estando presente a cada momento, atento ao que os outros estão pensando e sentindo, assim como das necessidades deles e de como você poderia afeta-los, estando atento de uma realidade mais ampla e seu lugar e função nela, de onde você esta indo e como vai chegar lá. Percepção da dinâmica de relacionamentos sob a perspectiva da visão mais global e ampla. Isto não é pouca percepção a desenvolver.
A segunda coisa é deixar partir o medo e o ego (querer, necessitar, desejos, crenças e expectativas) – a partir disto, competência, foco, confiança e efetividade se desenvolvem para permitir que o ser otimize a produtividade das suas interações e entendimento do objetivo de sua existência.
A terceira coisa é abraçar a mudança e a incerteza – fazer um esforço constante e consistente para mudar, crescer, internalizar, absorver, integrar e organizar os resultados dos dois pontos anteriores em uma nova forma de ser, uma nova perceptiva, uma nova realidade na qual um “novo você” passa a existir. Sua realidade evolui e expande conforme você evolui e se expande. Este último ponto requer uma visão de longo prazo, um desejo de melhorar a você mesmo mais do que a sua situação, bom senso, continuidade no esforço, ‘puxada’, energia e foco ao longo de toda uma vida.
Isto é tudo que você precisa fazer – um lista bem curta com somente três itens nela. Faça tudo isto e você maximizará o valor de sua experiência diária seguindo adiante, saindo de um bom ponto de partida.
Evoluir, ser melhor hoje. Fazer o melhor a cada momento.
Olá Ana, obrigado por ambos os comentários. Que bom que você gostou….
O que observo tanto em mim quanto nas pessoas que converso é uma angústia em abrir mão do ego, das lembranças, dos gostos pessoais e crenças, o que é paradoxal porque dessa forma mostramos que acreditamos mais numa entidade ilusória do que na essência que dizemos ser nosso propósito. Falta-nos confiança em dar um “salto no escuro”.
Impressionante sua descrição, por aquilo que se alinha com o que eu mesmo tenho sentido ultimamente, após começar a me aprofundar nestes temas, neste ‘universo” interno, tanto quanto externo…
Consegui ajuda para me aprofundar em pesquisar isto, “SEM DOGMAS”, através de um grupo de estudos que participo no Núcleo de Desenvolvimento Humano em São Paulo. Se tiver interesse veja na internet: https://www.facebook.com/pagina.do.Nucleo/
Tudo muito coerente com uma Visão Mais Ampla da realidade e de como buscar nos desenvolver nela.
Não tem nada que ver com Tom ou MyBigTOE diretamente, mas tem uma abordagem evolutiva nas mesmas linhas….