Despertar e Expansão da Consciência no Caibalion e MyBigTOE: Descubra Os Pontos Em Comum

Eu, Mario Jorge do Canal MyBigTOE Campbell e a May Andrade do Canal Temporariamente Humana, batemos um longo papo sobre a conexão dos dois temas.

Conversamos sobre a forma como eles acabam convergindo para uma mesma verdade apesar de virem de duas fontes tão distintas como uma moderna Teoria de Tudo de um físico baseada em Consciência e Realidade Virtual e a sabedoria antiga de Hermes Trismesgistos do Antigo Egito (possivelmente 2.000 a 4.000 A.C).

As ideias de Hermes são hoje muito conhecidas e divulgadas na filosofia pelo livro O Caibalion.

A May propôs fazermos um evento conjunto que chamamos O DESPERTAR, apresentando em mais detalhe as visões de ambas as fontes.

Entendemos que essas visões seriam muito úteis em conjunto, para ajudar os participantes a avançar nesse processo de Despertar (que aliás é o subtítulo do 1º livro da Trilogia MyBigTOE do Tom.

Consciência é Fundamental & O Universo é Mental

O primeiro pressuposto de MyBigTOE é a existência de uma Consciência Fundamental ou primordial, inicialmente vazia mas com enorme potencial para se desenvolver e criar tudo, inclusive o que conhecemos hoje como realidade física-material.

“Consciência é a fundamental, tudo o mais é derivado”. – Tom Campbel,l MyBigTOE

O todo é Mente, o Universo (Mundo, Realidade) é mental”. – Hermes, Caibalion

Hora, nada podia ser mais congruente que as duas afirmações básicas acima.

Para mim fica patente que se tratam apenas de diferentes formas de expressão, usadas para descrever uma mesma verdade, que tem sido acessada ao longo dos tempos por diferentes estudiosos – sobre a fonte ser uma consciência ou mente universal.

Mentalismo Caibalion

Na citação acima em um post da May, se informa que há milhões de universos similares, dentro dessa Mente Infinita do TODO.

Na evolução da realidade conforme descrita por MyBigTOE, a consciência fundamental que é digital, através de um processo de aprendizado e crescimento, desenvolve Unidades Individuadas de Consciência (conhecidas em outros termos como centelha ou eu maior) que são partes da consciência maior.

Na sequência dessa evolução também cria uma infinidade de ambientes virtuais similares ao nosso (realidades paralelas ?) onde estas consciências podem conviver e interagir para se desenvolverem.

Tudo que circula entre estas consciências neste tipo de realidade virtual é informação. Informação é o material básico da criação de qualquer realidade. E neste ambiente e também é usado para comunicação entre elas.

consciencia e mente

Fractal de Consciência & Princípio da Correspondência

“O que está em cima é como o que está embaixo e o que está embaixo é como o que está em cima”. – Hermes, Caibalion

Segundo o Caibalion isso também pode ser colocado de outras formas: “Seu mundo exterior é um reflexo do seu mundo interior; O microcosmo é um reflexo do macrocosmo.”

Tom descreve a realidade maior ou Visão Ampla como sendo um fractal de consciência que se dobra sobre si mesmo, criando vários níveis de realidade usando repetidamente um mesmo padrão.

Podemos observar isto vendo o universo como é descrito pela ciência.

Se olhamos “para baixo” vamos ampliando o que se vê e um corpo se transforma em órgãos, que se compõem de tecidos, de células e depois em moléculas, átomos e partículas. Finalmente tudo isso chegam apenas a espaço vazio e vibração representando essas partículas.

Olhando “para cima” vamos ver a terra, os planetas, o sistema solar, a galáxia e o universo visível composto de galáxias com 14 bilhões de anos luz, tudo isso em sua avassaladora maioria sendo espaço vazio.

Indo além disso para fora da “nossa realidade”, na Fonte da Simulação do Universo, vamos ver agrupamentos de “universos” e agrupamentos de agrupamentos, até chegarmos apenas a Consciência Fundamental, ou LCS (Sistema Maior de Consciência em inglês).

Causa e Efeito & Escolhas e Consequências

“Toda causa tem seu efeito, todo efeito tem sua causa; tudo acontece de acordo com a lei; o acaso é simplesmente o nome dado a uma lei desconhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à lei.” – Hermes, Caibalion

Esse princípio ainda poderia ser exposto como: “Existe uma causa para tudo o que acontece; nada ocorre aleatoriamente. É possível aprender a trabalhar sobre as causas para obter os efeitos desejados.”

Causa e Efeito é uma condição fundamental para que qualquer realidade tenha alguma utilidade prática, segundo MyBigTOE.

Uma das primeiras evoluções da Consciência Fundamental após a diferenciação binária de suas partes, é colocar para oscilar (vibrar) uma quantidade daquelas dessas “células binárias”, para criar um relógio e possibilitar a medição do Tempo.

Sem a existência do tempo, não há como perceber e relacionar o antes e depois, o que foi causa e o que foi efeito.

Essa criação foi fundamental para permitir o aprendizado e evolução tanto da consciência maior, como das suas consciências filhas, nós mesmos.

É a possibilidade causa e efeito que transformam esta realidade virtual em um ótimo berçário para evolução das unidades de consciência.

Utilizamos o Livre Arbítrio (fundamental a existência da consciência) para escolher entre as possibilidades alternativas que percebemos.

Cada escolha que fazemos com nossa Intenção (vontade), inicia um caminho que leva a consequências e aprendizado. Se estivermos atentos (presentes).

Como tal similaridade entre fontes tão distintas é possível?

Não há como negar a proximidade das conclusões, ainda que as abordagens venham de fontes tão distintas.

Para o ponto de vista MyBigTOE, o principal é mesmo o 1º Princípio que diz que o Universo é Mental. “Consciència é fundamental, tudo o mais é derivado. – Tom Campbell”

Por si só ele já atesta que os egípcios percebiam a realidade como uma forma de virtualidade e que apenas não tinham termos melhores para descrever isso dessa forma.

Para mim esta é a 1ª menção historicamente registrada de uma afirmação sobre a realidade ser “virtual”.

Como já comentei em outras oportunidades, a verdade fundamental é uma só. Quanto mais dessa verdade está sendo visto em qualquer época ou local, melhor ela estará sendo descrita. Muito da diferença aparente, virá da da cultura e linguagem da época, usada para descrevê-la.

Se formos suficientemente hábeis para olhar o significado mais profundo em vez apenas das palavras usadas, fica mais fácil perceber os pontos em comuns e menos as diferenças.

Mais importante que tudo isso, será sempre a utilidade que estas ideias nos trazem, a mensagem que elas nos transmitem. A forma e o mensageiro são muito menos importantes que o conteúdo e a utilidade dele para nós.

Para Saber Mais Sobre O Despertar e Expansão da Consciência Através do Caibalion e de MyBigTOE

O evento O Despertar realizado em conjunto por mim, Mário Jorge, e May Andrade está agora disponível ONLINE.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA MAIS DETALHES SOBRE CONTEÚDO DO WORKSHOP “O DESPERTAR”.

Autor do artigo: Mario Jorge P. Santos – MyBigTOE Br

Nota: Tom Campbell criou sua teoria apenas por dedução e experimentação direta com a consciência. Ele não se baseou no Caibalion ou em qualquer outro documento antigo. Faço por minha conta aqui esta analogia por ver expressas aí várias similaridades, descontadas as diferenças em ambas as linguagens (culturas).

6 comentários em “Despertar e Expansão da Consciência no Caibalion e MyBigTOE: Descubra Os Pontos Em Comum”

  1. boa noite
    neste momento eu gostava muito de ser vossa vizinha ,para lhes bater a porta tantas e tantas vezes …
    não me canso de dizer que a consciência é o primeiro patamar de tudo e para tudo mas sou muito pequenina para convencer alguém acho mesmo que até se riem de mim mas chegada aqui!!! sinto-me cheia para poder continuar assim..
    obrigada
    Bem-Haja

    Responder
    • Obrigado Aida. Tenha certeza de que ninguém é menor, nem maior, que ninguém. Também a compreensão dos outros só virá ao seu tempo, só podemos ajudar que já está interessado em ser ajudado. Com os demais é dar tempo ao tempo… Um fte abc., Mario Jorge

      Responder
  2. Aloha Mário e May!
    Muitíssimo boa tarde.

    Gratidão Eterna…

    Simplesmente a Sabedoria permeia as infinitas dimensões de realidade, como também a simplicidade dos escritos milenares de Sociedades Avançadas e Atemporais, provam que através do silêncio está uma das chaves de Maestria para Acessar a Reconexão da Consciência da Fonte.

    Obrigado por compartilhar.

    Namastê!

    Responder
  3. Olá Mario Jorge,
    Te conheci através da May Andrade, e agora te acompanho pelas redes sociais.
    Parabéns por seu trabalho e obrigada pela dedicação.
    Abraço

    Jaqueline Mota

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp Fale Comigo!