Meditação com Ajuda de Audios Binaurais – Tom Campbell

Sobre o uso de áudios binaurais como suporte ao desenvolvimento de profundos estados de consciência meditativos, ou estados alterados.

Qualquer um pode usar os áudios binaurais, não há restrições conhecidas. Eles são úteis para o atingimento de estados meditativos profundos, conexão com o que realmente somos, para encorajar saídas do corpo, visão remota ou habilidade de cura ou outros.

Eles são um excelente suporte para meditar, em especial para quem tem dificuldade de esvaziar a mente e relaxar.

Você pode encontrar áudios ou batidas binaurais e outros sons no site americano do “The Monroe Institute”) no site MyBigTOE americano, pode fazer seu próprio de áudio binaural, ou baixar aqui em nosso site um conjunto de amostra gratuito.

Ainda pode adquirir o mais novo conjunto de áudios binaurais que preparei e disponibilizei via Hotmart. São 16 arquivos diferentes para sua experimentação, com áudio e texto explicativos. Veja neste link:

Trilhas de Áudio Binaural para Suporte de Estados Meditativos Profundos: 10 Horas em 16 Arquivos MP3 | Hotmart

Qual binaural dentre os disponíveis é o melhor?

Só você pode responder isso com a experimentação – todos são diferentes em algum aspecto. Eles têm a capacidade de ajudá-lo a aprender a ser um meditador melhor.

Algumas pessoas acham os áudios biauriculares úteis, outras não. Google “binaural beat” e encontrará também algum site que permite que você faça o seu próprio arquivo de áudio personalizado.

O objetivo da tecnologia binaural é tornar audível uma batida (frequência), com ajuda de duas frequências audíveis, que de outra forma não seria diretamente audível (como 4 Hertz por exemplo).

A frequência da batida binaural é a diferença entre duas frequências base. Um tom puro gerado na frequência base entra em um ouvido e a frequência base mais a frequência de batida desejada vai no outro ouvido (usando fones de ouvido estéreo).

Os dois tons se combinam no cérebro produzindo uma frequência de “batida” que é a diferença entre as frequências dos dois tons puros. Essa frequência de batida (que você pode “ouvir”) impulsiona seu padrão de ondas cerebrais em direção à frequência da batida, induzindo assim um estado alterado de consciência semelhante a um estado de meditação muito eficaz e praticado.

Se você já sabe como meditar, agora usando os binaurais, não precisará fazer o processo de relaxamento inicial e o de saída no final. Faça vários arquivos de áudio estéreo com batidas binaurais usando frequências diferentes, e use cada um por cerca de um mês para, escolher o que você mais gosta.

Caso você de início ainda tenha, mesmo como o uso dos binaurais, a dificuldade em silenciar os pensamentos, pode combinar isso com o uso de mantras sonoros mentais, sem uso de palavras compreensíveis, para reforçar isso. O importante é persistir por um período e não desistir com apenas poucas tentativas.

Algumas sugestões de pares de frequências: 100 Hz e 104 Hz; 500Hz e 504Hz; 2000Hz e 2004; 5000Hz e 5004Hz Essas diferentes frequências base produzirão uma batida biauricular de 4 Hz. Os homens tendem a gostar das frequências mais baixas e as mulheres, das mais altas.

Cada ouvido e cada hemisfério do cérebro percebe uma frequência diferente, que o cérebro acaba integrando como um terceira frequência, a diferença entre as duas primeiras.

Você pode tentar uma batida um pouco mais lenta (diferença entre frequências) de 3,75 ou 3,8 em vez de 4hz mais adiante, se chegar a esse nível de refinamento. É recomendado prática pois fica mais fácil dormir e perder o estado.

Outro ponto importante: ouça os binaurais escolhidos, no volume (altura do som nos fones de ouvido) que seja mais confortável para você. Que não seja tão baixo que não consiga ouvir as “ondulações” no som, nem tão alto que te irrite ou cause danos ao seu ouvido.

Experimente. Continue a experimentar sempre, mas não pule entre as variações ou alternativas muito rapidamente. Tome a visão de longo prazo … tome o seu tempo .. não apresse o processo.

Muitas pessoas, especialmente no começo, preferem entrar e sair aos poucos do estado de ondas cerebrais theta de 4Hz. Assim suavizando e retardando a transição de, e para, o estado teta desejado de 4 Hz (para facilitar o acompanhamento), isso  é chamado de rampa. A rampa que vai de beta (condição desperta regular) para teta (estado meditativo) deve ser lenta e gradual o suficiente para que você consiga segui-la. A rampa que sai de theta de volta para beta, já pode ser bem mais rápida e mais íngreme. As rampas ideais entrada e saída do estado são individuais.

Um estado típico relaxado, focado no estado físico e desperto, está na região beta (de 20 a 15 Hertz). Um estado típico de meditação está na região entre alfa e theta (algo entre 14 a 7 Hz). Para encorajar a “saída do corpo”, “visão remota”, ou “habilidade de cura”, você vai querer estar na região teta em aproximadamente 4 Hz ou um pouco menos (3.75 Hz a 3.8Hz).

Se você já se tornou um bom meditador, não precisa das rampas.

Se você é um meditador médio, experimente começar na região alfa e desça em passos de 1 Hz cada, desde 10 Hz até 4 Hz em theta. Cada etapa deve durar de 3 a 30 minutos, dependendo da rapidez com que você perceber que pode seguir (meditadores mais bem sucedidos seguem mais rapidamente).

Se você ainda está pobre na prática da meditação, comece na região beta média e desça em passos de 1 Hz desde beta em 20Hz até theta em 4Hz. Cada etapa deve durar de 3 a 30 minutos, dependendo da rapidez com que você pode seguir. Abaixe sua frequência de batida inicial à medida que melhora na prática. Isso vai reduzindo o tempo da necessidade de rampa.

Uma vez que você está no estado theta de 4 Hz que é seu objetivo, fique lá por meia hora a duas horas isso é suficiente.

Outro ponto: Você está nesta realidade física por uma razão. Não use esses estados alterados como fuga como uma fuga. Trata-se de uma ferramenta, assim como a própria meditação, para ensinar-lhe a eliminar o ruído em sua mente, permitindo concentrar-se de maneira mais poderosa, clara e constante em sua intenção consciente.

No Capitulo 9 do livro My Big TOE Despertar – Avanço Radical – Tom relata como foi feita a descoberta por Dennis e ele nos antigos Laboratórios Monroe que ajudaram a criar! Clique para na imagem para comprar o livro se interessar.

Você quer aprender o processo de ir e vir desse estado de 4 Hz para que, eventualmente, possa fazê-lo sozinho, sem os binaurais. Por tanto, as vezes, tente chegar lá por conta própria sem as batidas binaurais.

Então veja, você tem que fazer algumas experiências para otimizar seu próprio som para a sua capacidade e, em seguida, modificar o som à medida que sua habilidade evolui. Aqui não ocorre de haver um “tamanho” ou regra, que serva para todos.

Então:

– Tentar resolver tudo isso em uma semana ou duas não vai funcionar tão bem.

– Experimente com configurações diferentes que abranjam suas preferências pessoais.

– Se você é um bom meditador, use cada um deles por alguns dias percorrendo todas as alternativas, pelo menos três ou quatro vezes cada uma.

– Se for um mediador médio, use cada configuração por uma semana ou duas, percorrendo todas as alternativas, pelo menos três ou quatro vezes cada uma.

– Se você é um meditador medíocre, use cada configuração por pelo menos três semanas, passando por todas as configurações quatro ou cinco vezes cada uma.

– Dispense com uma determinada configuração quando ela é claramente inferior aos outros (mas não muito rapidamente).

– Cada três a seis meses experimente novas configurações, mais refinadas que ajudem a convergir para o seu melhor.

De várias semanas a um ano, dependendo de onde você começa e com que rapidez progride, deve encontrar um som ideal.

Usá-lo por seis meses a um ano ou dois, então será hora de mudá-lo porque você terá mudado.

– Comprometa-se com uma vida de experimentação constante, porque, à medida que você progride, o que é seu ótimo vai mudando.

As ondas cerebrais tendem a seguir, ou se alinhar com a batida binaural produzida, gerando com o tempo, o estado alterado de consciência.

As batidas binaurais são como as rodas de treinamento nas bicicletas para crianças pequenas – você irá eventualmente prescindir das rodas e retirá-las, ou retardará seu desenvolvimento adicional, bloqueando a si mesmo em estados alterados específicos, quando poderia estar livre para mudar de estado tão facilmente como muda o foco da sua atenção.

Assista também meu vídeo explicativo sobre o uso dos binaurais neste outro link: Como Meditar com a ajuda de Sons Binaurais (mybigtoe.com.br)

Eventualmente, você irá deixar até a meditação formal, porque não precisará mais do processo. Você será capaz de realizar a mesma coisa (e na verdade melhor, sem limitações) instantaneamente.

Não se torne habituado ou viciado a esta ou a qualquer outra ferramenta – ou a ferramenta que antes era útil pode se transformar em uma muleta autolimitante.

Tom Campbell (Traduzido e adaptado por Mario Jorge)

[mautic type=”content” slot=”slot1″]Conteúdo EXCLUSIVO para Assinantes MyBigTOE![/mautic]