Arquivo da categoria: Notícias My Big TOE

Notícias sobre a teoria My Big TOE, andamento da tradução para a língua portuguesa.

Vivemos em uma Simulação, como isto nos afeta?

Vivemos em uma Simulação (digital e virtual), como isto nos afeta?

Cientista formula teoria de que realmente vivemos em uma simulação.

Físico  e pesquisador da consciência, propõem teoria sobre nossa realidade como sendo digital e virtual, e explica os impactos para você.

Sim, pareceria que nós seres humanos somos no fundo “unidades de consciência” e sim: Vivemos em uma simulação.

E isto que somos então, habitaria estes avatares (personagens,  corpos) em uma realidade virtual digital, que é no fundo é como um “programa de computador“.

E onde estaria “rodando” este programa?

Segundo Tom Campbell em uma imensa Consciência Fundamental que permeia e origina tudo.

Como uma enorme “mente” onde em parte dela (como uma partição de um disco rígido ou HD) como num computador,  “rodaria” esta simulação de realidade.

Soa muito louco, ou muito “fora da realidade” para você?

Pois é, mas pode não ser bem este o caso!

E compreender este contexto ou argumento de simulação para o funcionamento da realidade, pode trazer benefícios interessantes.

Para você em seu dia a dia, e entre outras coisas, para sua saúde mental e física, e seus relacionamentos diários.

E não, isto não se trata de mais uma destas ideias que cita física quântica para parecer moderna e fundamentada. E dizer então que você pode  fazer qualquer coisa, inclusive fazer aparecer coisas.

Tampouco está sendo propagada por um “guru místico” baseado apenas no que parecem ser opiniões (sem método e análise), e tiradas sabe-se lá de onde.

Além deste tipo de ideia por vezes ser vendida algum tipo de “xarope mágico” para solução de todos os males.

Quem é Thomas (Tom) Campbell ?

Tom Campbell, o criador deste novo modelo, é um Físico Nuclear americano, que teve sua carreira profissional trabalhando com êxito no desenvolvimento de simulações em computadores, para a NASA e outras organizações.

Como interesse pessoal estudando de forma cientifica a Consciência e seus estados “alterados” (sem uso de drogas), buscando evidencias, resultados e dados objetivos.

Estes dois ramos de interesse iniciaram-se praticamente em conjunto após sua formação na universidade e início no trabalho, lá nos anos 70.

Robert Monroe dos Laboratórios Monroe, depois The Monroe Institute

Tom naquela época, conheceu Robert Monroe e o ajudou a montar seu primeiro laboratório para estudo formal e cientifico da consciência (Originalmente Laboratórios Monroe e hoje Instituto Monroe (TMI).

E nestes mais de 30 anos, acabou por desenvolver  seu modelo descrevendo o funcionamento da nossa realidade e publicado a Trilogia My Big TOE – Minha Grande Teoria de Tudo: Despertar, Descoberta e Funcionamento Interno.

A linguagem do livro é clara, direta e moderna, envolvendo simulação, computadores, vídeo-games, partições de memória, sub-rotinas, e por aí adiante, com exemplos atuais e nenhum tipo de misticismo.

Busca responder as grandes questões da humanidade: de onde viemos, quem somos, para onde vamos, e como todo o processo funciona.

Tom Campbell e nossa versão do livro em português.

Você precisa ou deve acreditar nisto?

O mais interessante de tudo é que ele não propõem que acreditemos em nada, mas sim que usemos o modelo como um mapa que nos ajude a guiar em nossas próprias descobertas.

Ele propõem que em tudo, inclusive sobre o seu modelo, mantenhamos sempre uma atitude de “mente aberta” para as novas possibilidades, e “ceticismo” (até avaliarmos cientificamente a validade por nossa própria experiência).

O Ponto de Partida:

Suas hipóteses básicas (pressupostos), são duas:

  1. A existência de uma imensa (porém não infinita) consciência potencial básica inicial;
  2. A “pressão” de um “Processo Evolucionário” que atuaria sobre tudo, inclusive esta consciência potencial original.

Este processo evolucionário, funcionaria na direção da busca da auto melhoria, da otimização, da maior organização, da menor entropia, e do amor (sim do amor, explico mais adiante).

Não apenas da sobrevivência da espécie, a forma em que se manifesta, em menor escala em nosso ecossistema – um reflexo menor e físico, do processo na Visão Mais Ampla.

A partir disto, tudo o mais é deduzido (se desenvolve), começando com o funcionamento digital (+ ou -, 0 ou 1,) desta consciência fundamental.

Em seguida, de sua evolução até o ponto de poder gerar simulações como a nossa.

Verdadeiro laboratório de aprendizado (como um simulador de treinamento de voo para pilotos) em 3D no espaço-tempo, com “regras do jogo” claras (leis físicas e matemáticas).

Deduz a criação do tempo e do espaço, dá suporte para entendimento dos mistérios da física quântica. A explicação da possibilidade da manipulação da energia pela mente (consciência). Da cura de doenças, dos efeitos PSI, da existência de múltiplas realidades ou universos, e muito mais.

Albert Einstein (faltou conhecimento sobre simulações e incluir a consciência).

Claro, trata-se de uma TOE, Teoria de Tudo, aquilo que cientistas como Einstein e Hawking tem procurado por tanto tempo.

E que inclui o fator “consciência”, ou observação, observador, que por tanto tempo têm mistificado os cientistas, que não “fecham o circuito”, justo por tentar deixar isto de fora.

Entenda  melhor o mundo, com exemplos que falam de coisas, como The Sims, World of Warcraft, linguagem voltada a objetos de programação, Simulação, Realidade Virtual, Física Quântica, e por ai afora.

Quem mais está falando sobre a hipótese da simulação?

Nick Bostrom (filósofo, matemático, cientista) – Argumento da Simulação

Hoje, já há bom número de cientistas concluindo que podemos fazer parte de uma realidade virtual simulada. Acima uma foto de Nick Bostrom, um dos cientistas e filósofos envolvidos com estas hipóteses.  Só não imaginam qual o mecanismo de funcionamento disso.

Veja depois neste link um artigo da revista Galileo / Globo sobre a “hipótese da simulação”, e vários dos envolvidos.

E há até alguns mega milionários práticos e visionários como Elon Musk, acreditando que vale investir dinheiro em pesquisa para “nos libertar da simulação”. Só falta mesmo esta conexão com a consciência, e que é origem de tudo, para completar o cenário.

Cientista James Gates encontra sinais de “programação” que pode ser evidencia que vivemos em uma simulação. Debate coordenado por Neil DeGrase Tyson (cientista da nova série Comos). Link de vídeo abaixo:

Como tudo isto pode te servir?

Conhecer melhor todo este mecanismo, faz com que você possa compreender as “regras do jogo”. Neste nível (fase) assim como em níveis superiores, isto permite uma Visão Mais Ampla. Assim como objetivos mais claros na busca da evolução pessoal.

Melhor domínio sobre sua vida, corpo, mente e relacionamos, e melhor oportunidade de êxito em sua evolução.

Não entender como funciona o jogo, deixa você a margem. Participando de um jogo que não compreende, com regras complexas e desconhecidas, e minimizando suas possibilidades de êxito.

Existe Livre Arbítrio, e como se aplica a nós? 

Segundo o modelo My Big TOE, sem dúvida que existe. O Universo não é determinístico. O livre arbítrio e a consciência já nascem entrelaçados. Um não existe sem o outro.

Um dos requisitos para existir a consciência é que ela tenha um número significativo de escolhas que possa fazer. Com isto decidir e dentro da causalidade, com as consequências, aprender algo, crescer com o processo.

Afinal isto é um laboratório de aprendizado virtual digital, uma pré escola virtual. Sem o livre arbítrio tudo já estaria determinado, não haveria escolhas e portanto não haveria aprendizado.

Ter Livre Arbítrio significa que podemos fazer o que quisermos?

Não é assim tão simples. As escolhas não são infinitas. Em uma realidade virtual interativa como a nossa existem muitas possibilidades.

Nos ambientes externos, com outras pessoas e objetos, e no ambiente interno, conosco mesmo (afinal podemos inclusive nos auto modificar).

Com todas estas interações,  mais alguma coisa que é atirada ai pelo sistema mais amplo de consciência, geram-se muitas situações e opções a ser escolhidas, inclusive escolher sobre a intenção da decisão e ação.

Outro ponto é o nível de qualidade de consciência que temos. Isto determina o que conseguimos perceber (ou não) das opções que estão ao nosso redor. Se não vemos ou não entendemos uma opção, ela na verdade não está disponível a nós. Isto por nossas próprias barreiras, pontos cegos.

Enfim, vamos poder escolher dentro daquilo que percebemos, dentre aquelas situações com as quais estamos interagindo.

Tomando um exemplo negativo drástico, decida que quer ser filho do Bill Gates por exemplo, e veja o que acontece….

Existe vida após a morte ? 

Segundo esta visão, sem dúvida.  A pergunta talvez nem faça sentido. Se estamos em uma realidade virtual, se vivemos em uma simulação,  morte é apenas o oposto de nascimento, neste caminho ilusório, voltado ao aprendizado. Morte não seria o oposto a VIDA. Vida, é o que aquilo que você realmente é, dispõe sempre. Os personagens são apenas personagens, no “video game”.  Veja mais sobre isto em nosso post sobre a entrevista de Tom para a revista OMTIMES, sobre o vídeo que trata deste tema: O CAMINHO: DEPOIS DA VIDA

O Caminho: Depois da vida – The Path Aferlife – OM Times entrevista Tom Campbell

Como avaliar ou encarar tudo isto que o autor apresenta?

Regra principal do jogo quanto ao conteúdo deste modelo (My Big TOE): não acredite em ninguém, nem no autor do livro.  Como aliás ele mesmo recomenda várias vezes. E claro nem em mim, autor deste artigo.

  • Mantenha sua mente aberta às possibilidades.
  • Sempre com ceticismo saudável.
  • Seja um cientista, busque suas próprias experiencias e resultados.
  • Experimente o pudim.
  • E então tire suas próprias conclusões.

Minha opinião pessoal (autor do artigo): lembro do tema principal das séries Jornada nas Estrelas. Corajosamente indo, onde nenhum homem jamais esteve”. Foi algo que sempre me empolgou.

Esta teoria te leva mais longe, em uma verdadeira aventura de exploração. Fantástico!!!

Físicos afirmam que nosso universo é um holograma

Alguns físicos já descrevem nosso universo como sendo um holograma. Ou seja que de alguma forma tudo isto é uma simulação digital. Veja mais neste link (abaixo) aqui em nosso próprio site.

Físicos afirmam que nosso universo não passa de um holograma – Galileu | Ciência

Veja também o site americano do autor: www.my-big-toe.com

Site do Autor Americano: Tom Campbell

Nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/MyBigToeBrasil/

Página de Novidades sobre a Tradução no Facebook.
Livro 1: Minha Grande Teoria de Tudo: Despertar (publicado em português em Fev/2017)

Veja mais detalhes sobre a obra na sinopse que cobre informações sobre os três livros da trilogia.

Sinopse – My Big ToE (Theory of Everything) MBT

Livro 2: Minha Grande Teoria de Tudo: Descoberta  (sendo traduzido no momento)
Minha Grande Teoria de Tudo: Descoberta
Este livro já teve varias edições americanas e também foi publicado recentemente na Alemanha (capa verde):

Video MBT Boston Legendas em Português – perguntas e respostas por Tom Campbell

Cover Art 5

Video MBT Boston Legendas em Português – perguntas e respostas por Tom Campbell

Este vídeo recente está super interessante.

Tom faz uma breve exposição sobre sua mais recente atividade e objetivo, em uma breve introdução, e depois abre uma seção para responder a qualquer pergunta dos participantes presentes.

Na introdução explica sobre os experimentos que está projetando (tipo experimentos de Dupla-Fenda), com o objetivo de permitir confirmar em laboratório, que o modelo MBT de Realidade Virtual permite responder muitas das questões, ainda hoje pendentes, sobre o funcionamento da Física Quântica.

Na sequencia, e talvez ainda mais interessante, responde a várias questões diretas sobre a metafísica da MTB e suas explicações para temas tão controversos e interessantes como: OBE (viagens fora do corpo) e porque é mais fácil para alguns conseguir ou não, além do que fazer para chegar lá, conexão com o Todo (Amor), percepções, consciência pontual, meditação, consciência em animais, e muito mais…

Vale ver.   (Mario Jorge)

Link para o video completo no Youtube em Português (clique aqui).

Video MBT Boston Legendas em Português – perguntas e respostas  por Tom Campbell

Thomas Campbell – Apresentação no Instituto Monroe (TMI)

The Monroe Institute Lecture

Este video tem legendas em espanhol. Não é o ideal, mas para quem não fala ingles pode ser uma alternativa interessante.

Que aproveitem muito.

Tom Campbell At The Monroe Institute

Para acessar este video no Youtube: www.youtube.com/watch?v=uhv-XCff4_I